Pesquisar historia.uff.br:

Modalidades de Ingresso

O ingresso dos alunos nos Cursos de Graduação em História é feito por uma das seguintes modalidades:

  1. SISU
  2. Transferência
  3. Reingresso
  4. Mudança de Curso
  5. Rematrícula
  6. Revinculação; e
  7. Convenio Cultural
  8. Convênio Bilateral

1. SISU

O ingresso pelo SISU é garantido e facultado ao candidato que tenha concluído o ensino médio. O estudante deve se submeter ao ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, e se inscrever para concorrer a uma das vagas do Curso de História por meio do SISU.

2. Transferência

O aluno de outra instituição de ensino superior pode ingressar no curso de História da UFF, por meio de transferência, dentro de uma das seguintes modalidades:

Facultativa - É o ingresso de alunos regularmente matriculados em instituição de ensino superior, mediante aprovação e classificação em concurso público, condicionada à existência de vagas, e obedecidos os critérios estabelecidos pela legislação superior e pelo CEP.

Interinstitucional - É a vinculação, condicionada à existência de vagas, concedida ao aluno anteriormente matriculado em instituição pública de ensino superior, onde tenha ingressado por concurso público.

Obrigatória - É a vinculação do aluno oriundo de instituição de ensino superior pública, em qualquer época do ano, independentemente da existência de vagas, quando se tratar de servidor público federal ou de membro das Forças Armadas, ou de seus dependentes, se for comprovada a sua remoção ou transferência de ofício, acarretando mudança de domicílio para o município onde se situa a universidade ou para localidade próxima.

O concurso de Transferência ocorre, geralmente, uma vez por ano. As vagas são provenientes do abandono, transferência ou mudança de curso.

3. Reingresso

É o retorno às atividades escolares, concedido a portadores de diploma de curso de graduação, para obtenção de nova titulação ou habilitação, por meio de concurso público regulamentado por editais específicos e condicionado à existência de vagas.

4. Mudança de Curso

É permitido ao aluno mudar de curso após ter concluído com aproveitamento pelo menos 300 (trezentas) horas de disciplinas ou atividades obrigatórias no curso de origem. O aluno pode candidatar-se a concurso interno, regulamentado por edital específico e condicionado à existência de vagas.

A Mudança de Curso só pode ocorrer uma vez e é permitida aos alunos que ingressaram por meio do Vestibular e Transferência.

Para mais informações, consultar a COSEAC - Coordenação de Seleção Acadêmica. http://www.coseac.uff.br/formasdeingresso.htm

5. Rematrícula

A solicitação de Rematrícula é facultada ao aluno cuja matrícula foi cancelada, e deverá ser apresentada junto à PROAC, dentro do prazo estabelecido no Calendário Escolar, que protocolizará o processo e o encaminhará para a análise e pronúncia do Colegiado do Curso.

Atenção: O benefício da Recondução de Matrícula cancelada só poderá ser concedido uma única vez.

6. Revinculação

É o ingresso em uma nova titulação, habilitação e ênfase oferecidas pelo respectivo Curso, ou em novo Curso de Graduação de área afim.

O aluno que optar pela revinculação deverá fazer o requerimento no semestre em que concluirá o curso atual. Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Curso.

7. Convênio Cultural

O Convênio Cultural é o ingresso de estudantes estrangeiros com base em acordos culturais firmados entre o Brasil e outros países, bem como entre a UFF e universidades estrangeiras, sujeito à existência de vagas.

A matrícula de estudante estrangeiro, através de convênio cultural firmado entre o Brasil e países conveniados, somente é aceita dentro do número de vagas oferecidas anualmente pela Universidade à Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). O candidato é selecionado no seu país de origem e encaminhado pela SESu/MEC para realizar seus estudos universitários. Esta matrícula deve obedecer aos prazos fixados no Calendário Escolar, ficando o aluno dispensado do concurso vestibular.

8. Convênio Bilateral

É a modalidade em que alunos de universidades estrangeiras conveniadas com a UFF ingressam para cursar um ou dois semestres acadêmicos. A seleção é feita na instituição de origem do candidato.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) http://www.gar.uff.br/aai/aai.htm

Lattes
Periódicos
CAPES
FAPERJ
CNPq
Domínio Público