Pesquisar historia.uff.br:

Monografia - TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), instituído pela Resolução CEP nº03/2005 e regulamentado pela Resolução GGH 02/2013, é componente curricular obrigatório e requisito obrigatório para obtenção dos títulos de Bacharel e Licenciado em História.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), identificado como Monografia para o Curso de Graduação em História – Bacharelado e Licenciatura – é um trabalho original sobre um tema específico, elaborado individualmente sob a responsabilidade de um professor orientador do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense, lotado no GHT (Departamento de História).

O orientador será de livre escolha do aluno e deverá ser escolhido, conforme o eixo temático e a linha cronológica que analisará.

A Monografia será avaliada pelo orientador e por um leitor crítico, escolhido dentre os professores do GHT ou de outro departamento da UFF, a critério do orientador. A nota final de Monografia será a média da nota atribuída pelo leitor crítico e pelo professor orientador.
A critério do orientador e do leitor crítico a monografia poderá ser revisada e indicada para publicação no site do Curso de História.

O aluno que não entregar a Monografia no período regular será reprovado. Poderá reapresentá-la em período letivo subseqüente desde que regularmente inscrito na disciplina Monografia.

O aluno que for reprovado pela quarta vez na disciplina Monografia será desligado do curso de acordo com o regulamento da Universidade.

Como fazer

Inscrição online em Projeto e Monografia

O aluno deverá se inscrever nas disciplinas Projeto de Monografia e Monografia oferecidas pelo professor escolhido como orientador.

O aluno deverá solicitar vínculo de orientação mediante o preenchimento de um Formulário de Solicitação de Orientação que deverá ser assinado pelo professor orientador e pelo coordenador de curso e entregue na Secretaria da Coordenação de Curso.

Entrega da Monografia

A monografia deverá ser entregue na Secretaria da Coordenação de Curso acompanhada dos pareceres do orientador e do leitor crítico. O aluno deverá encaminhar 2 (duas) vias da monografia, sendo uma digital, para a publicação no site da Área de História caso seja indicada pelos avaliadores, e outra impressa para a Biblioteca Central do Gragoatá (BCG). O exemplar impresso deverá ser entregue, no formato brochura, conforme regras abaixo.

Critérios para a composição dos exemplares:

Com o objetivo de assegurar a catalogação e o arquivamento da produção acadêmica, os exemplares deverão conter obrigatoriamente:

  • Capa: formato padrão da UFF, com as especificações do Curso, o nome completo do autor, o título e o subtítulo do trabalho, o local e o ano (procurar a gráfica da UFF na reitoria).
  • Folha de rosto com os elementos de identificação do trabalho: o nome completo do autor, o título e o subtítulo do trabalho, o nome do curso, eixo cronológico e linha temática, orientador, leitor crítico, o local e o ano de conclusão.
  • Ficha Catalográfica: o aluno deve encaminhar para a Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) as seguintes partes do trabalho: folha de rosto, sumário, resumo em português e palavras-chave ou descritores. Deve informar o total de folhas do documento, as páginas iniciais - finais das referências bibliográficas, além de fornecer telefone e e-mail para contato, para remessa da ficha.
  • Sumário: relação ou índice seqüencial dos títulos dos capítulos, fontes e bibliografia com indicação de páginas.
  • Resumo: síntese dos principais aspectos e temas abordados na Monografia (no máximo 500 (quinhentas) palavras) e palavras-chave.
  • Formato/espaçamento: papel branco, formato A4 (21cm x 29,7 cm), digitado em uma só face da folha. O espaçamento deverá ser 1,5 e a fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12.

Outras orientações e normas para composição da Monografia podem ser obtidas [aqui].

Quando

Para se inscrever em Monografia, o aluno deverá ter cursado as disciplinas do ciclo de formação geral. A disciplina Projeto de Monografia não é pré-requisito de Monografia, mas indica-se que sejam feitas de modo sequencial. 

O Formulário de Solicitação de Orientação deverá ser entregue até o Período de Ajuste definido no Calendário Escolar.

A Monografia deve ser concluída e entregue na secretaria da Coordenação de Curso até o encerramento do semestre letivo.

Os pareceres do orientador e do leitor crítico, devem ser entregues na secretaria da Coordenação de Curso, antes do prazo de fechamento do sistema de inclusão de notas do semestre em andamento.

FAPERJ
CAPES
Periódicos
Domínio Público
CNPq
Lattes