Pesquisar historia.uff.br:

DINTER-URCA

Seleção 2015

Resultados Seleção 2015

O que é

A Universidade Federal Fluminense, através do Programa de Pós-Graduação em História, e a Universidade Regional do Cariri-URCA obtiveram aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) para desenvolvimento do projeto de Doutorado Interinstitucional em História Social, cujo objetivo principal é viabilizar a formação de doutores através da qualificação do corpo docente da instituição receptora. Pretende-se ainda contribuir para o fortalecimento de temáticas que contemplem necessidades regionais, estímulo à pesquisa e aos grupos de estudos já constituídos na instituição atendida, priorizando não apenas o direito à titulação, mas também uma qualificação de excelência. O projeto objetiva também a ampliação da produção de conhecimentos através da prática da pesquisa e ensino com o apoio à formação de novos programas de pós-graduação “stricto-sensu” na região da instituição receptora.

A Universidade Regional do Cariri - URCA tem sua atuação distribuída em 10 (dez) campi, sediados nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Iguatu, Barbalha, Santana do Cariri e Campos Sales. Nessas cidades atende a uma comunidade de aproximadamente 12.000 (doze mil) estudantes em 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato e stricto sensu. Localizada na região do Cariri, uma das 36 regiões metropolitanas do país é o segundo maior polo econômico do estado do Ceará agregando atualmente uma população de cerca de 600 mil habitantes, com um PIB, per capita, de 4,228,88 numa área de 5.025,6 km². Resultado de uma conurbação entre os municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (CRAJUBAR) merecendo reconhecimento oficial através da Lei Complementar Estadual nº 78 de 29 de julho de 2009, com a inclusão das cidades limítrofes situadas no Cariri cearense: Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, Ao longo dos seus 25 anos de funcionamento a Universidade atua como importante centro de fomento e desenvolvimento científico tecnológico na região Sul do Ceará. Para a Universidade Regional do Cariri, esses, portanto, são os mais urgentes desafios enfrentados pelo Departamento de História da URCA no que se refere a sua atuação na própria Universidade e sua inserção nos amplos projetos de desenvolvimento regional nos quais a URCA tem desempenhado papel estratégico nas últimas décadas.

A partir da criação da Universidade no ano de 1987 o Curso de História da URCA deu significativos passos para sua profissionalização. Um dos imperativos que impulsionaram esse debate foi o Plano Estratégico da URCA, lançado em 1992, no qual a Universidade assumiu o compromisso de atuar como um dos agentes do desenvolvimento regional. Para isso, propôs a definição de um Projeto Político Pedagógico que promovesse uma nova concepção dos currículos dos seus cursos de graduação e, ao mesmo tempo, que se repensassem alguns pontos nevrálgicos que a prática pedagógica já sinalizava como passíveis de reformulação. O projeto DINTER firmado entre a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Regional do Cariri, através de seus cursos de história, possibilitará uma dinamização significativa no processo de qualificação docente, não apenas na instituição, como também, em seu entorno, uma vez que visa atender também a uma clientela de professores vinculados a outras instituições de ensino da região.

 

CNPq
Domínio Público
FAPERJ
CAPES
Periódicos
Lattes